WhatsApp para desenvolvimento profissional e pessoal: como usar?

WhatsApp para desenvolvimento profissional

Hoje vim compartilhar uma experiência muito legal que estou tendo com o uso do WhatsApp em grupo. Começo dizendo que não sou (mesmo) um entusiasta de grupos no WhatsApp. Para mim, já bastam aqueles necessários como o da empresa, o da faculdade, o da família e o dos amigos. Porém, há uns meses fui convidado por um grupo de pessoas de um curso que frequentei para ingressar num grupo de WhatsApp com um objetivo bem claro: estudar. No início, descrente, não achava viável que um grupo de WhatsApp pudesse funcionar com esse propósito. E foi aí que eu me enganei.

Como o grupo funciona?

O grupo é formado por 5 pessoas, com encontros semanais nas quartas-feiras, das 22h às 23h, e, a partir de um tema e de um mediador pré-definidos, começamos as discussões.

AAEAAQAAAAAAAAr1AAAAJDBkYmZlYzI0LWY5MmEtNDY3ZC1iMTU3LTJjOWI3OTJkMzViZg WhatsApp para desenvolvimento profissional e pessoal: como usar?

O mediador inicia o estudo abordando o primeiro subtema relacionado ao assunto do dia e promove a discussão entre os participantes. É de sua responsabilidade o controle do tempo de debate de cada subtema, assim como trazer materiais que auxiliem a compreensão e a exploração do que se está discutindo. Os participantes devem se integrar com a conversa, trazendo suas experiências, pontos de vista e instrumentos que agreguem valor à discussão.

As regras são claras: não deve haver nenhum tipo de compartilhamento de mensagens que não se relacionem com a temática da semana, com exceção daquelas consideradas de extrema utilidade para os participantes; e a presença de apenas dois participantes já é considerada suficiente para haver o estudo do dia.

O estabelecimento de regras favorece o foco e o engajamento do grupo no encontro e evita a dispersão em assuntos que fujam do propósito da comunidade.

 

O que é preciso para que o grupo funcione?

AAEAAQAAAAAAAAr1AAAAJDBkYmZlYzI0LWY5MmEtNDY3ZC1iMTU3LTJjOWI3OTJkMzViZg WhatsApp para desenvolvimento profissional e pessoal: como usar?

Comprometimento. Considero como o principal fator para que o grupo tenha êxito e alcance seu objetivo. Todos os participantes devem ser comprometidos para dar ao grupo a dinamicidade e a continuidade necessárias para movimentar as discussões e, de fato, obter o verdadeiro intuito da comunidade: a troca de conhecimentos e experiências.

Planejamento. É importante que tenha um participante que seja responsável pelo planejamento dos encontros, definindo um cronograma que abranja as temáticas a serem discutidas, os mediadores responsáveis por cada encontro e algumas sugestões de materiais de apoio.

Objetividade. É importante que a temática do estudo seja delimitada em tópicos para facilitar o direcionamento das discussões e aproveitar o tempo da melhor maneira possível. Por exemplo, num encontro de 1 hora, o conteúdo pode ser dividido em 3 subtemas, tendo 20 minutos de debate para cada um.

Número reduzido de participantes. Sabemos que a experiência de estudar com 3, 5 ou 7 pessoas é bem diferente do que estudar num grande grupo. Minha sugestão é que o grupo se limite a poucos participantes para poder possibilitar a participação de todos durante os 60 minutos de discussão. Com um número menor de integrantes, também é mais fácil garantir a participação de todos nos encontros.

 

Aplicabilidade profissional

AAEAAQAAAAAAAAr1AAAAJDBkYmZlYzI0LWY5MmEtNDY3ZC1iMTU3LTJjOWI3OTJkMzViZg WhatsApp para desenvolvimento profissional e pessoal: como usar?

Para facilitar a compreensão (e talvez incentivá-los), vamos imaginar como seria um encontro de um grupo de estudos sobre Marketing Digital.


Dia : 24 de fevereiro – Sexta-feira

Horário : 22h às 23h

Tema : Inbound Marketing – Etapa Atração – Formato Blog

Mediador : João das Neves

Subtemas : 1 . Qual o papel do blog na estratégia de conteúdo? Discutir importância, vantagens e desvantagens. 2 . Tipos de blogs. Quais formatos obtém melhor performance e são mais utilizados? 3 . Estratégias de conteúdo para blogs. Quais cuidados se deve ter ao definir uma linha editorial?

Material de apoio : Como criar um blog para minha empresa? – MOT Digital

Como conseguir 100.000 leitores para o seu blog [Ebook] – HubSpot

Como escrever conteúdo de qualidade para o seu Blog – HubSpot


Essa seria uma sugestão de uma temática para um encontro. É importante se atentar a precisão dos subtemas para que todos os participantes possam saber exatamente o que irão discutir e poder consultar o material de apoio e trazer suas experiências para a conversa.

 

Resultados e vantagens

AAEAAQAAAAAAAAr1AAAAJDBkYmZlYzI0LWY5MmEtNDY3ZC1iMTU3LTJjOWI3OTJkMzViZg WhatsApp para desenvolvimento profissional e pessoal: como usar?

Neste mês, o grupo do qual eu faço parte completa 6 meses de estudos e acumula 17 encontros. No nosso caso, estudamos a doutrina espírita. Então, já foram debatidas 43 questões do Livro dos Espíritos, além de itens de outros livros base da doutrina, que serviram como material de apoio. Todo o grupo tem estado satisfeito com o desenvolvimento do estudo e buscamos sempre abrir momentos para discutir a metodologia e os resultados.

De forma geral, a minha experiência me mostra que o grupo de estudos apresenta vantagens, como: possibilitar encontros remotos que talvez não fossem possíveis de forma presencial; estreitar relações com pessoas de qualquer lugar do país/mundo e com interesses semelhantes aos seus; a comodidade de participar de qualquer lugar; a oportunidade de se dedicar semanalmente sobre um assunto de seu interesse; compartilhar aprendizados e adquirir novos a partir das experiências de outras pessoas; manter-se atualizado das tendências e novidades; além de promover o desenvolvimento interpessoal e intelectual.

 

Faça seu grupo de estudos!

O que você está esperando para propor um grupo de WhatsApp com um propósito bacana? Seja um agente de mudança! Convide pessoas comprometidas e entusiasmadas para compor um grupo sério e focado em algum tema de interesse. Pode ser um grupo sobre uma área profissional que você mais se identifica ou um clube de livros ou de inglês ou de sua igreja… Use sua criatividade e sua energia para fazer do WhatsApp uma ferramenta de crescimento profissional e pessoal.

Boa sorte e bons estudos! 🤓🍀

Leave a Reply