4 competências que você precisa desenvolver para se diferenciar

4 competências que você precisa desenvolver para se diferenciar

Tempos difíceis no mercado de trabalho, muitos candidatos qualificados disputando uma vaga com você e vem a pergunta: como eu posso me diferenciar?

Divido com você o resultado de uma pesquisa realizada em 2016 pelo Fórum Econômico Mundial que trouxe uma nova visão sobre a educação. No relatório, a aprendizagem social e emocional é destacada como o meio para preparar crianças para um contexto de vida e mercadológico em constante transformação, principalmente pelo avanço exponencial das tecnologias.

 

Competências socioemocionais irão te diferenciar 💕👈

O estudo aponta que crianças que foram estimuladas a desenvolver sua aprendizagem social e emocional obtiveram um melhor desempenho escolar quando comparadas com as que não foram educadas em um ambiente propício ao desenvolvimento socioemocional.

O estudo também traz uma projeção interessante: 65% das crianças que estão entrando na escola irão trabalhar em profissões que ainda não existem. E, para ter sucesso num mercado de trabalho ainda desconhecido, essas crianças precisarão de inteligências sociais, interpessoais e intrapessoais.

Uma das estratégias de aprendizagem socioemocional citadas pelo relatório foi a mentalidade de crescimento (growth mindset). O conceito foi criado pela professora de psicologia da Universidade de Stanford, Carol Dweck, e considera o cérebro como um músculo que, quanto maior o treino e o trabalho contínuo e esforçado, maior sua performance e seu desempenho. Pessoas que possuem mentalidade de crescimento se esforçam mais, criam, encaram desafios, tentam novas possibilidades e aprendem com seus erros.

Em seguida, compartilho com você as 4 competências destacadas no estudo e te convido a fazer uma autoanálise para identificar quais competências você já possui um bom desempenho e quais você deve buscar desenvolver.

 

1. Pensamento crítico para solucionar problemas complexos 🕵

A primeira competência que você precisa desenvolver para se diferenciar é a de resolver problemas complexos, através de uma análise crítica das variáveis e possibilidades de solução. O que as empresas estão buscando (e passarão a buscar cada vez mais) é um profissional que possa identificar, analisar criticamente e resolver problemas não-estruturados, ou seja, aqueles que uma lógica de programação ou uma fórmula de Excel não conseguem solucionar. Através do desenvolvimento dessa competência, você terá mais propriedade para ser um bom tomador de decisões, independente da área em que atue.

Perguntas para refletir como está seu pensamento crítico:

💭 Durante o meu dia, faço mais perguntas ou mais afirmações?

💭 Busco identificar quais fatores influenciam os meus problemas, para encontrar a melhor forma de resolvê-los?

💭 Tenho buscado compreender a minha realidade de forma crítica ou apenas julgo a realidade com meu conhecimento prévio?

💭 Quando recebo feedback, uso as informações de forma construtiva para melhorar meu desempenho?

💭 Procuro relacionar diferentes variáveis a um problema?

 

2. Criatividade 🎉

Desenvolver a inteligência criativa permitirá ao profissional encontrar novas possibilidades, novos caminhos para resolver problemas simples e complexos. A criatividade possibilitará que o profissional se destaque através de suas ideias inovadoras e que essas agreguem valor ao trabalho realizado, resultando em aprendizados e melhorias de processos, de performance, de produtos etc.

Perguntas para refletir sobre a sua inteligência criativa:

💭 Minha vida está no piloto automático?

💭 Com que frequência tenho usado a expressão "E se…"?

💭 Eu relaciono meus novos aprendizados com o meu conhecimento prévio?

💭 Eu tenho me permitido imaginar, deixando os pensamentos trafegarem livremente?

💭 Tenho tentado olhar de forma diferente sobre coisas/fatos/problemas?

💭 Tenho buscado aumentar meu acervo de conhecimentos, lendo livros ou portais diversos, assistindo a filmes, séries, vídeos?

 

3. Comunicação 👤💬👤

A competência da comunicação está relacionada com a inteligência interpessoal ou social – a habilidade de se relacionar bem com outras pessoas. Através do desenvolvimento da comunicação, o profissional obterá uma melhor performance em trabalho de equipe, lidará melhor com conflitos e negociações, poderá aprimorar a liderança, desenvolverá a empatia e conseguirá criar e manter relacionamentos saudáveis e benéficos.

Perguntas para pensar sobre sua competência comunicacional:

💭 Tenho exposto minhas contribuições e críticas de forma clara, organizada e respeitosa?

💭 Eu tenho tido a sensibilidade de tentar ver situações e conflitos com o olhar do outro?

💭 As pessoas se sentem à vontade para dar feedbacks sobre mim e o meu trabalho?

💭 As pessoas mostram abertura para eu dar algum feedback a elas?

💭 Com que frequência troco o "dito" pelo "não dito"?

💭 Procuro resolver meus conflitos através de diálogos construtivos?

 

4. Colaboração 🤜🤛

Essa é a competência mais importante de todas, pois envolve as outras 3. Para colaborar, você precisa se comunicar habilmente com as outras pessoas, ser empático e tolerante, trabalhar bem em equipe para atingir os objetivos em comum; precisa ser criativo para pensar, criticamente, em novas ideias e novos caminhos a fim de resolver problemas complexos.

Colaborar é a chave do seu sucesso!

Perguntas para refletir sobre seu senso de colaboração:

💭 Tenho colaborado de forma satisfatória com os objetivos coletivos dos grupos que participo?

💭 Como tem sido minha performance em trabalhos de equipe?

💭 Considero o respeito e a tolerância como princípios básicos nos meus relacionamentos sociais?

💭 Tenho buscado identificar as necessidades coletivas e agir de modo a satisfazê-las?

💭 Me preocupo com o bem-estar dos integrantes da minha equipe?

💭 Tenho focado mais no meu desempenho individual ou no desempenho da minha equipe?


Essas 4 competências foram consideradas as competências que as crianças precisarão desenvolver para se diferenciar no mercado do futuro. Mas tenho certeza que você, assim como eu, também considera essas competências como elementares para o profissional de hoje.

E a melhor notícia é que todas as 4 competências têm como base inteligências sociais e humanas, ou seja, você pode começar a desenvolvê-las ainda hoje. Reflita a partir das perguntas sugeridas e trace estratégias para conquistar uma mentalidade de crescimento, expandindo sua competência analítica, criativa, comunicacional e colaborativa.

As mudanças estão acontecendo num ritmo acelerado e, para você se diferenciar, precisa se antecipar, desenvolvendo-se e adaptando-se a essas transformações tecnológicas e socioculturais.

Leave a Reply