Skol, o Carnaval e o poder do Marketing Social

Skol, Carnaval e o Marketing Social

Marketing Social é tendência para 2017?

No início do ano, eu estava lendo matérias sobre as tendências de Marketing para 2017 e uma especialmente me chamou atenção. A tendência foi identificada pela E.life Group que considerou que as timelines corporativas deveriam ter mais causas e menos content marketing. Quando a maior parte das empresas e profissionais de marketing relacionavam as tendências de marketing e o ambiente tecnológico, como o MarTech, IoT, AI, Realidade Virtual e Aumentada etc, a E.life destacou o Marketing Social como uma estratégia que ganharia força durante o ano.

Mas do que se trata o Marketing Social? De acordo com Philip Kotler e Eduardo Roberto,

Marketing Social é um esforço organizado, feito por um grupo (o agente de mudança), visando a convencer terceiros (os adotantes escolhidos como alvo) a aceitar, modificar ou abandonar certas ideias, atitudes, práticas e comportamentos.

Ou seja, através de campanhas de Marketing Social, pode-se propor uma mudança social, através da propagação de informações ao público-alvo que o possibilite o ganho de consciência necessário para gerar uma transformação socialmente positiva.

A partir dessa indicação da E.Life sobre a tendência de existir mais causas sociais nas pautas da marcas neste ano, confesso que fiquei com um olhar mais apurado nesse quesito e foi quando dediquei uma atenção maior à campanha de Verão e de Carnaval da Skol.

 

A Skol, o Verão e a diversidade

AAEAAQAAAAAAAAonAAAAJDVlNWI3Y2QwLWQwNGQtNDZmOC1hMmZhLTQxYWE4NTliOGE3MA Skol, o Carnaval e o poder do Marketing Social

Também no início do ano, a campanha No Verão Skol, redondo é sair do seu quadrado da Skol ganhava força ao promover a autoaceitação e o respeito pelas diferenças, através da exibição da diversidade racial e de formas físicas nos comerciais.

Minha primeira reação foi muito positiva ao perceber a mudança de posicionamento na comunicação da marcas de uma cerveja. E essa mudança não foi exclusiva da Skol, você pode ver um artigo bem legal sobre essa mudança do tom de campanhas do mercado cervejeiro aqui.

Após a primeira impressão, reconheço que fui dominado por uma certa descrença sobre a autenticidade da iniciativa da Skol, sobretudo após a campanha polêmica do Carnaval de 2015, quando a marca foi acusada de fazer apologia ao estupro.

AAEAAQAAAAAAAAonAAAAJDVlNWI3Y2QwLWQwNGQtNDZmOC1hMmZhLTQxYWE4NTliOGE3MA Skol, o Carnaval e o poder do Marketing Social

Cheguei a buscar movimentos ou ações de engajamento da Skol em prol das causas que estavam presentes no mote de sua campanha, mas não tive sucesso nas buscas. Contudo, contrariando minha suspeita, a marca surpreendeu com a sua adesão à campanha Apito contra o Assédio.

 

Skol e o #ApitoDeRespeito pelo Brasil

AAEAAQAAAAAAAAonAAAAJDVlNWI3Y2QwLWQwNGQtNDZmOC1hMmZhLTQxYWE4NTliOGE3MA Skol, o Carnaval e o poder do Marketing Social

O Apito Contra o Assédio foi uma campanha criada no Carnaval do ano passado por Lia Marques e amigas em São Luiz do Paraitinga, São Paulo. A ação foi idealizada para promover o respeito e a segurança às mulheres durante o Carnaval, através da utilização de apitos como forma de inibir e alertar abusos e abordagens inconvenientes nas paqueras.

Quando a Skol nos procurou ficamos orgulhosas, é muito legal ter uma marca apoiando a nossa causa, porque a ideia é espalhar isso pelo Brasil. Lia Marques

A Skol, endossando sua preocupação com as causas de respeito, inclusão e valorização da diversidade, adaptou a campanha Apito contra o Assédio para #ApitoDeRespeito, propagou a ideia em 4 grandes cidades carnavalescas – São Paulo, Recife, Florianópolis e Salvador – e incorporou à distribuição de apitos, balões com mensagens de respeito.

AAEAAQAAAAAAAAonAAAAJDVlNWI3Y2QwLWQwNGQtNDZmOC1hMmZhLTQxYWE4NTliOGE3MA Skol, o Carnaval e o poder do Marketing Social

 

Resultados do Marketing Social para a imagem de marca da Skol

AAEAAQAAAAAAAAonAAAAJDVlNWI3Y2QwLWQwNGQtNDZmOC1hMmZhLTQxYWE4NTliOGE3MA Skol, o Carnaval e o poder do Marketing Social

A campanha da Skol trouxe resultados interessantes nas redes sociais, mostrando a eficácia da ação para sua imagem de marca.

O segundo vídeo da campanha "No Verão, Redondo é sair do seu quadrado" liderou o YouTube Ads Leaderboard de Janeiro de 2017, sendo o anúncio mais escolhido para ser visto pelos usuários da plataforma. Atualmente, o vídeo contabiliza mais de 8,5 milhões de views. No Facebook, o mesmo vídeo contabilizou mais de 6,3 milhões de views e 10 mil compartilhamentos.

AAEAAQAAAAAAAAonAAAAJDVlNWI3Y2QwLWQwNGQtNDZmOC1hMmZhLTQxYWE4NTliOGE3MA Skol, o Carnaval e o poder do Marketing Social

Devido ao seu engajamento na promoção da diversidade, do respeito e da inclusão, a Skol ganhou destaque em diversas matérias de canais publicitários que abordaram e ressaltaram positivamente suas iniciativas sociais no período do Carnaval, ratificando a verdadeira preocupação da marca com as causas que se destacaram em sua comunicação.

Há algum tempo, Skol vem incorporando essa mensagem de respeito, inclusão e valorização da diversidade. No maior carnaval já realizado pela cerveja não poderíamos deixar de incentivar todas as pessoas a se divertirem com mais respeito. Maria Fernanda de Albuquerque – Diretora de Marketing da Skol

A exemplo da Skol, você acha que podemos esperar mais aplicações do Marketing Social em 2017?

Links consultados:

Skol lidera views no YouTube em janeiro – Meio e Mensagem

Contra o assédio, Skol distribui apitos para as foliãs em blocos de rua neste Carnaval – The Huffington Post Brasil

Skol promove #ApitoDeRespeito – ADNEWS

Skol pede desculpas para quem não gosta de Carnaval em comercial – Exame.com

O antes e depois das campanhas de cerveja – Isabella Lessa – LinkedIn Pulse

#ProfissãoCarnaval: quando festa e trabalho caminham juntos – Ricardo Sales – LinkedIn Pulse

2017 será o ano da diversidade – Ricardo Sales – LinkedIn Pulse

O que é Marketing Social? – Nossa Causa

Leave a Reply